Franquias baratas: 17 novas marcas para conhecer

Quem busca por franquias baratas para investir não fica sem opções: cada vez mais, marcas novas surgem no mercado de franchising nacional com modelos de franquias de baixo custo.

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising, mais de 550 redes trabalhavam com formato de microfranquias (modelos com investimento de até 90 mil reais) em 2016. A expectativa é de que esse número aumente ainda mais nos próximos anos: 36% das redes franqueadoras que ainda não oferecem microfranquias afirmaram ter interesse em desenvolver o formato no futuro.

Com isso, todos os anos é possível encontrar opções de franquias baratas novas que oferecem modelos bastante atrativos para investidores que desejam iniciar um negócio sem dispor de um capital elevado. Na hora de tomar a decisão, porém, a “idade” da franquia pode deixar alguns empreendedores hesitantes: será que vale a pena apostar em uma marca que acabou de se iniciar no franchising?

Nessa linha, há dois tipos de franquias novas: as de marcas antigas que começaram a expansão por meio de franquias recentemente, e as de marcas novas, que já surgiram no mercado atuando como franquia. Em ambos os casos, é fundamental fazer uma análise cuidadosa dos pontos positivos e dos desafios de se investir em um modelo novo.

“Um dos principais benefícios que o candidato tem em investir em uma franquia recém-lançada é que ela possibilita ao investidor maior liberdade para realizar inovações. Esta flexibilidade existe porque seus processos ainda não estão totalmente consolidados. Marcas novas também permitem criar ou descobrir novas necessidades de mercado, dando oportunidade de grande exploração em setores como marketing e desenvolvimento de produto, por exemplo”, aponta Lucas Atanázio Vetorasso, consultor e CEO do Grupo ATNZO.

Para o coach especialista em franquias Alexandre Prado, essa flexibilidade também ocorre por conta da proximidade dos franqueados com o franqueador, uma vez que a rede ainda tem poucas unidades.

“Além disso, as franquias novas oferecem maior opção de locais para instalar-se. Algumas franquias já conhecidas e antigas já possuem muitas lojas, o que pode limitar implantar uma nova unidade. Com as novas, que estão entrando agora ao mercado, isso não acontece”, completa Alexandre.

Por outro lado, preocupações com a aceitação do público, a qualidade do suporte oferecido pela franqueadora e a possível falta de experiência no mercado de franchising podem ser frequentes.

“Do lado do investidor, o maior desafio é na escolha da franquia. O candidato deve tomar cuidado com os ‘mais do mesmo’ que são lançados no mercado sempre. Também é preciso ficar de olho: tendência de mercado não é sinônimo de moda! Cuidado com redes com mix de produto único se este produto ainda não é consolidado”, alerta Lucas.

A seguir você confere algumas opções de franquias baratas, com investimento inicial até 100 mil reais, que foram lançadas no mercado em 2016 ou 2017. Os dados de investimento são divulgados pela ABF ou informados pelas próprias empresas.

1 GEmotion

A GEmotion é uma rede de franquias que atua no segmento de entretenimento. O negócio funciona através da instalação de uma máquina de realidade virtual em shopping centers e centros comerciais, oferecendo aos consumidores diversas opções de jogos – há opções que atendem desde o público infantil até o público adulto. Além de necessitar de pouco espaço para instalação, a franquia exige apenas um operador para cuidar da máquina.

Investimento total: R$ 100 mil
Taxa de franquia: R$ 30 mil
Royalties: R$ 1 mil
Faturamento médio: R$ 35 mil
Prazo de retorno: 4 a 7 meses

2 Bidon

A Bidon é uma rede de franquias de corretoras de seguros que trabalha com produtos e serviços das principais marcas do mercado, permitindo que o franqueado trabalhe com uma série de parcerias estratégicas. A franqueadora disponibiliza dois modelos de negócio: o home office e o de escritório comercial. Apesar de ter sido lançada como franquia em 2016, a Bidon é conta com profissionais com uma longa experiência em franchising.

Investimento total: R$ 11,99 mil a R$ 21,99 mil
Taxa de franquia: R$ 9,99 mil
Royalties: R$ 200
Faturamento médio: R$ 50 mil
Prazo de retorno: 3 a 12 meses

3 Paper Pão

Especializada na venda de publicidade em sacos de pão, a Paper Pão oferece aos investidores um modelo de franquia de operação home based e que não necessita de contratação de funcionários. A principal atividade do franqueado é prospectar clientes e cuidar da venda de anúncios, atuando junto a empresas de sua localidade.

Investimento total: R$ 4,5 mil
Taxa de franquia: R$ 4,5 mil
Royalties: R$ 400 bimestral
Faturamento médio: R$ 6 mil a R$ 12,48 mil
Prazo de retorno: 3 a 6 meses

4 Franquia Tributária

Marca da Sociedade São Paulo de Investimentos, a Franquia Tributária foi lançada como uma forma de complementar os serviços da Franquia de Precatórios. A empresa tem como foco ofertar serviços a empresas, oferecendo soluções para redução da carga tributária e venda de precatórios. A tarefa do franqueado, que pode operar em home office, é atuar junto a empresas interessadas nos serviços, enquanto a franqueadora se encarrega das questões burocráticas.

Investimento inicial: R$ 9,9 mil
Taxa de franquia: R$ 8,9 mil
Royalties: R$ 197
Faturamento médio: R$ 20 mil
Prazo de retorno: 6 meses

5 Crown’us

A Crown’us é uma rede de franquias de cosméticos que trabalha com a comercialização de produtos de marca própria. O mix inclui produtos para cuidados, beleza e tratamento de cabelos, com foco em linhas profissionais que atendem salões de beleza e cursos técnicos de beleza. São dois modelos de franquia: home based, no qual o franqueado faz o atendimento via delivery, levando os produtos até os clientes; e master franquia, em que o franqueado tem como missão inserir microfranqueados em sua região.

Investimento total: R$ 15 mil a R$ 45 mil
Taxa de franquia: R$ 15 mil a R$ 35 mil
Royalties: não cobra
Faturamento médio: R$ 12 mil a R$ 45 mil
Prazo de retorno: 12 a 24 meses

6 Sete Mares

Voltada principalmente para concessionárias, imobiliárias, contabilidades e pessoas físicas, a Sete Mares é uma rede de franquias de seguros que oferece os principais produtos do mercado, incluindo seguro de carros, imóveis, empresas e de vida. O modelo de negócio da franquia é home based e o franqueado recebe acessos individual às principais seguradoras do país.

Investimento total: R$ 15 mil
Taxa de franquia: R$ 15 mil
Royalties: variável
Faturamento médio: a partir de R$ 6,8 mil
Prazo de retorno: 6 a 18 meses

7 Valor Negócios

A Valor Negócios é uma rede de franquias que atua especialmente com serviços de consultoria empresarial, com foco em intermediação entre empresas e pessoas. A franqueadora oferece dois modelos de negócio aos investidores: home office, para quem deseja trabalhar em casa, e standand, que necessita da instalação de um escritório e contratação de uma secretária.

Investimento total: R$ 20 mil a R$ 35 mil
Taxa de franquia: R$ 15 mil a R$ 20 mil
Royalties: 10% a 15% da renda bruta
Faturamento médio: R$ 25 mil a R$ 35 mil
Prazo de retorno: 12 a 18 meses

8 Cuidare

A Cuidare atua no segmento de saúde oferecendo serviços de cuidadores de pessoas, especialmente idosos. Embora seja particularmente atrativa para profissionais formados na área de saúde (enfermeiros, fisioterapeutas, entre outros), a franqueadora não exige experiência dos franqueados. São três modelos de negócio disponíveis, de acordo com a localidade a receber a franquia: para cidades com mais de 500 mil habitantes, cidades com entre 100 mil e 500 mil habitantes, e para cidades com menos de 100 mil habitantes. Todos podem ser operados em modelo home based.

Investimento total: a partir de R$ 21 mil
Taxa de franquia: R$ 20 mil a R$ 30 mil
Royalties: 1 salário mínimo
Faturamento médio: R$ 54 mil
Prazo de retorno: 6 a 12 meses

9 Ooxy Rádio Indoor

A Ooxy é uma rede de franquias de rádio corporativa que oferece a empresas e estabelecimentos comerciais uma rádio corporativa personalizada. A plataforma pode transmitir músicas, anúncios e publicidade, tanto para consumidores quanto para funcionários das empresas. Os softwares utilizados pela rede foram desenvolvidos pela própria marca e a rádio não necessita de internet para funcionar. O franqueado pode atuar no sistema home based.

Investimento total: R$ 20,5 mil a R$ 25 mil
Taxa de franquia: R$ 18 mil
Royalties: 10% sobre faturamento bruto
Faturamento médio: não informado
Prazo de retorno: 18 a 22 meses

10 Hostnet

Com foco no atendimento de profissionais liberais, micro, pequenas e médias empresas, a Hostnet oferece serviços de marketing digital, registro de domínios, criação de sites e lojas virtuais e e-mail. A franqueadora oferece um modelo de franquia que permite atuação no sistema home based, podendo ser instalado em cidades com a partir de 75 mil habitantes.

Investimento total: a partir de R$ 22 mil
Taxa de franquia: a partir de R$ 17,5 mil
Faturamento médio: R$ 5,3 mil
Royalties: R$ 100 + 10% sobre o valor de serviços
Prazo de retorno: 8 meses

11 Echosis

A Echosis é uma rede de franquias especializada em serviços de marketing digital. A marca oferece serviços e soluções como produção de conteúdo, geração de leads, e-commerce, SEO, automação de marketing, e-mail marketing, links patrocinados, consultoria em marketing digital, além de registro, criação e hospedagem de sites. O modelo de franquia é home based e a franqueadora busca investidores com perfil comercial.

Investimento total: R$ 25 mil
Taxa de franquia: R$ 18 mil
Royalties: a partir de R$ 250
Faturamento médio: acima de R$ 20 mil
Prazo de retorno: 5 a 12 meses

12 Desbravadores

A Desbravadores é uma rede de franquias que oferece opções de jogos de airsoft para públicos de diferentes idades. São três modalidades de franquias que alinham jogos individuais e em grupos, com foco de instalação em shopping centers e centros comerciais. A franqueadora busca candidatos com mais de 25 anos e formação superior, preferencialmente com experiência em gerência.

Investimento total: R$ 45 mil
Taxa de franquia: R$ 15 mil
Royalties: R$ 2 mil
Faturamento médio: R$ 32 mil
Prazo de retorno: 6 meses

13 Live DTG

A Live DTG é uma rede que oferece a empresas um sistema de gestão e liderança, incluindo metodologia e software de criação própria. O objetivo é proporcionar soluções no desenvolvimento de estratégias, otimização de resultados e redução de custos, através da implantação do software e consultorias sobre a metodologia DTG.

Investimento total: R$ 45 mil a R$ 60 mil
Taxa de franquia: R$ 20 mil
Royalties: 10% sobre faturamento bruto
Faturamento médio: R$ 50 mil
Prazo de retorno: 6 a 18 meses

14 GGV Consultoria Empresarial

A GGV oferece soluções em consultoria para empresas de micro, pequeno e médio porte. São seis os serviços oferecidos pela rede: análise de viabilidade, pesquisa de mercado, plano de ação imediato, diagnóstico financeiro, consultoria financeira e performance em vendas. A franquia pode ser iniciada com operação home based com o objetivo de reduzir os custos iniciais. A partir de seis meses de atividade, o franqueado deve instalar-se em escritório comercial.

Investimento total: R$ 60 mil
Taxa de franquia: R$ 35 mil
Royalties: 30% sobre o valor dos projetos
Faturamento médio: R$ 15 mil
Prazo de retorno: 12 a 24 meses

15 Grupo Light

A Grupo Light é uma rede que atua oferecendo serviços de administração de condomínios. Com o objetivo de diminuir gastos, a empresa trabalha com soluções em áreas como cobranças, administração de pessoal e auditoria. A franqueadora busca franqueados com formação superior ou técnica, que podem ser os próprios operadores do negócio ou contratar uma equipe de funcionários.

Investimento total: R$ 70 mil a R$ 140 mil
Taxa de franquia: R$ 30 mil a R$ 70 mil
Royalties: 5% sobre faturamento bruto
Faturamento médio: não informado
Prazo de retorno: 24 a 48 meses

16 Pilotinhos

A Pilotinhos é uma rede de franquias especialmente voltada ao público infantil. As unidades são instaladas no modelo de quiosque, dentro de shopping centers e outros centros comerciais, trabalhando com serviços de aluguel de mini veículos elétricos para crianças. Os franqueados devem estar aptos a lidar com atendimento tanto com o público infantil quanto com o público adulto.

Investimento total: a partir de R$ 95 mil
Taxa de franquia: R$ 30 mil
Royalties: valor fixo a partir de R$ 1 mil
Faturamento médio: R$ 35 mil
Prazo de retorno: 12 meses

17 PandaPrint

A PandaPrint é uma rede de franquias de gráficas que oferece serviços de impressão digital, como confecção de adesivos, banners, faixas e brindes; serviços de gráfica rápida, como cópias preto e branca e coloridas, impressões, encadernações, produção de crachás e credenciais, pulseiras de identificação, convites, entre outros produtos. O modelo de franquia e de loja de rua, devendo ser instalado em pontos comerciais com alto fluxo de pessoas.

Investimento total: R$ 96,75 mil
Taxa de franquia: R$ 35 mil
Royalties: 5%
Faturamento médio: R$ 35 mil
Prazo de retorno: 21 a 24 meses