9 fev 2025
Quem quer trabalhar por conta própria, em casa e não tem muito dinheiro para investir pode apostar nas microfranquias, também chamadas de home based. Esse modelo de negócio requer investimentos iniciais que variam de R$ 6.500 a R$ 135 mil, com a vantagem de que a empresa já foi testada e aprovada por outros investidores.
O retorno financeiro pode ocorrer já a partir do segundo mês de trabalho, conforme o perfil da empresa. O faturamento também vai depender do total investido e do segmento.
Por se tratar de uma rede, a franqueadora realiza treinamentos ao franqueado, além de oferecer todo o material e suporte necessário para a execução da franquia. Existem opções em diversos segmentos, como alimentação, educação, beleza, serviços ou tecnologia, entre outras.
O presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF), seccional Rio de Janeiro, Clodoaldo Nascimento, reforça que uma microfranquia é um modelo cujo investimento inicial é mais acessível em comparação às tradicionais, geralmente limitado a um teto pré-estabelecido por instituições do setor, mas que são regidas igualmente pela lei de franquias.
Segundo o executivo, o modelo de negócio é bastante popular entre pequenos empreendedores, pois exige menor capital para iniciar a empresa e, frequentemente, oferece opções de operação ou estruturas mais simples.
“Antes de investir, é necessário fazer uma autoavaliação. É analisar se há uma identificação com o tipo de negócio a ser investido. Nessa hora, honestidade com si mesmo é tudo, pois, muito mais do que poder aquisitivo para iniciar o negócio, é preciso afinidade e dedicação para mantê-lo”, orienta.
Nascimento destaca ainda que é preciso avaliar se o segmento desejado está em expansão e escolher algo que combine com suas habilidades, paixões e metas profissionais. “Trabalhar em algo que você gosta aumenta as chances de sucesso”, afirma.