Poderosas da Barra da Tijuca! As conquistas e histórias inspiradoras de mulheres empreendedoras do bairro

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março, contamos a seguir algumas histórias inspiradoras de conquistas e desafios de mulheres empreendedoras da Barra da Tijuca.

 

As mulheres já são a maioria da população, do eleitorado, do ensino superior e representam 48,7% do empreendedorismo no Brasil, de acordo com os dados da Global Entrepreneurship Monitor. Segundo o Sebrae, enquanto 71% das mulheres usam redes sociais, aplicativos e a internet para vender seus produtos e serviços, só 63% dos homens usam essas ferramentas. “Empreendedoras são criativas, inovadoras e não têm medo das crises”, destaca a presidente da Rede Mulher Empreendedora (RME), Ana Fontes.

Evelyne Bahiense, diretora da Cuidare Barra da Tijuca

A publicitária Evelyne Bahiense, de 37 anos, deu uma grande virada na vida, há quase quatro anos, quando decidiu iniciar o seu próprio negócio. Ela trabalhava numa agência até que o sonho de empreender se concretizou ao resolver apostar nos cuidados com os mais vulneráveis. Investiu então na empreitada de levar uma das maiores redes de cuidadores de pessoas do país, a Cuidare, para a Barra da Tijuca.

Evelyne Bahiense,

“Empreender representa uma virada na minha vida. Representa força, amor, carinho. Amo trabalhar num ramo fazendo a diferença de forma determinante na vida das pessoas e tenho muito orgulho de fazer parte de uma rede tão humana e forte”, conta emocionada.

Com foco especial nos idosos, ela vem revolucionando esse mercado na região disponibilizando profissionais altamente qualificados, uma carência do setor, e gestão logística digitalizada. Durante a pandemia, essa iniciativa se fez fundamental e ela colhe os frutos: a procura pelos serviços aumentou 30% e a empresária vem ampliando a atuação.

“Todos os cuidados exigidos pelo novo normal já eram uma realidade nossa, como o uso de máscaras, óculos de proteção, jalecos exclusivamente na casa do assistido, higienização constante das mãos, banho e troca de roupa e sapatos. Agregamos a troca de turnos para evitar horários de pico no trânsito”, destaca.

Site: www.cuidarebr.com.br/unidades/a-cuidare-barra-da-tijuca-rj/

Andrea Mosqueira, fundadora do Mr. Lenha

A carreira da chef e nutricionista Andrea Mosqueira começou em 1992, quando se formou e começou a trabalhar no Hospital Pró-Cardíaco. O seu trabalho era elaborar uma alimentação restrita destinada aos pacientes da UTI. Oito anos depois, ela decidiu empreender ao criar o Mr. Lenha, que completa 20 anos. A casa tem como especialidade a clássica gastronomia italiana e pizzas artesanais.

Andrea Mosqueira

O destaque da casa é o forno à lenha, de onde saem pizzas, calzones, focaccias, paninis, lasanhas, entre outras delícias da Velha Bota. Localizado no coração da Barra da Tijuca, no Jardim Oceânico, o restaurante traz um variado bufê para o almoço e um exclusivo sistema de degustação de pizza, que conta com 15 sabores exclusivos preparados na hora, especificamente para cada mesa. Para celebrar duas décadas de sucesso,Andrea preparou um menu especial assinado a quatro mãos com o chef Dudu Mesquita, além de novos sabores de pizza tipicamente napolitana, preparados pelo pizzaiolo italiano Pierluigi Russo.

Site: www.mrlenha.com.br

Liana Segal, CEO do Espaço Médico Brasil

Lá se vão duas décadas que Liana Segal inovou ao criar o primeiro coworking dedicado exclusivamente aos profissionais da saúde, o Espaço Médico Brasil, no Rio de Janeiro. Hoje, nem a pandemia foi capaz de assustar a empresária, que decidiu investir em tecnologia e na expansão do negócio, com a formatação da sua franquia.

“Com 61 anos, dois filhos e três netos”, como costuma dizer, a empreendedora atribui à experiência trazida pelo tempo o fator fundamental para conseguir encarar desafios como o de 2020 de forma tão destemida.

Liana Segal

“Como eu comecei a minha vida empresarial com 27 anos, muito cedo, sentia, muitas vezes, que a juventude não me trazia credibilidade. Hoje, adoro dizer a minha idade e ver que ela me empodera e autoriza minhas ações”, revela.

 

“Como mulher, mãe e avó, me vejo uma empreendedora mais amorosa nos negócios, com mais empatia, mas firme para atingir os objetivos”.

A empresária ressalta, no entanto, que os anos de vida e experiência não podem ser um fator que crie uma zona de conforto no aprendizado e na capacidade de mudar e crescer.

 

“Sonhos não podem envelhecer, nem a capacidade de inovar, se renovar e crescer. Eles devem, sim, amadurecer até que se tornem realidade. E o tempo precisa ser visto e usado como um parceiro nesse processo”.

Do coworking, o Espaço Médico Brasil se tornou uma empresa de soluções na área da saúde, disponibilizando franquia, telemedicina, sistema de marcações de consultas, call center e, mais recentemente, um hub de consultórios nunca visto no mercado.

Site: http://www.espacomedicobrasil.com.br/

Camila Jakubovic, criadora do canal “Planeta das Gêmeas”

Camila Jakubovic

Criadora dos canais ‘Planeta das Gêmeas’, ‘Planeta das Gêmeas Games’, ‘Mila e Ro’ e ‘Theo Comanda’, a publicitária e empresária Camila Jakubovic se engajou de vez no empreendedorismo com o surgimento do canal das filhas Melissa e Nicole. Atualmente, o canal é um dos maiores no segmento infanto-juvenil do país, possuindo mais de 13,5 milhões de inscritos e mais de 3,5 bilhões de visualizações.

 

“As minhas filhas Melissa e Nicole assistiam a um programa chamado ICarly, em que duas meninas apresentavam um reality show. Elas adoravam e pediram para ter um programa igual”, lembra Camila, que já ganhou 8 prêmios do YouTube, sendo um deles a Placa de Diamante, o maior concedido pela plataforma, somente para canais com mais de dez milhões de seguidores.

 

O canal abriga temas variados, aborda brincadeiras, webséries, vlogs e clipes musicais, priorizando a família e os bons exemplos., e já conta com mais de 600 vídeos na plataforma. Toda produção, edição e elaboração do roteiro ficam a cargo de Camila.

Além da criação e administração dos quatro canais, a publicitária administra tudo que envolve a marca “Planeta das Gêmeas” que proporcionou a criação de uma peça de teatro, de bonecas e de quatro livros – que ficaram entre os mais vendidos do Brasil na categoria infanto-juvenil – e da loja Planeta das Gêmeas kids e teen, na Barra da Tijuca.

A publicitária criou um site em que os inscritos podem comprar experiências com as gêmeas, como, por exemplo, um vídeo dedicado ou a presença online em uma festa de aniversário. Além disso, Camila está para lançar um aplicativo educativo, o ‘Acromania’, e tem planos de abrir uma agência de marketing digital, em Orlando, nos Estados Unidos, para alavancar novos talentos como influenciadores digitais, sejam eles brasileiros ou estrangeiros.

A família aproveita a oportunidade para trazer conteúdos inovadores para os canais. “Nós gostamos muito de fazer vlogs e acho que vai ser bem bacana para mostrar coisas diferentes. Para o ‘Theo Comanda’, por exemplo, pretendemos investir mais na parte musical, pensamos até em aproveitar que estamos aqui nos EUA para fazermos algumas músicas ensinando inglês para crianças”, revela.

Com planos de crescimento e expansão da marca, inclusive com projeto de licenciamento para diversos segmentos infanto-juvenis, Camila faz um balanço sobre o “Planeta das Gêmeas” e projeta o potencial dos canais.

 

“São cinco anos de constante crescimento desde a criação do primeiro canal. Os quatros canais totalizam juntos quase 20 milhões de inscritos no Youtube e quase 4 bilhões de visualizações. Estou sempre buscando novos projetos e investindo no crescimento dos canais e da marca. Acredito que em 2021 o resultado será ainda maior e com projetos inovadores”, planeja a mãe e empreendedora.

Fonte: Jornal Folha do Bosque