[R7 – Cartão de Visita] Mães revelam os desafios de conciliar negócios e filhos.

O empreendedorismo e a maternidade possuem pontos em comum. Envolvem geração e crescimento. Exigem cuidados, em especial, nos primeiros anos, dedicação e investimento de tempo e de dinheiro. Viver as duas experiências simultaneamente é um desafio e tanto, mas tem demonstrado dois atributos maternos importantes também nos negócios: a capacidade de cuidar e de se adaptar rapidamente a situações de crise.

De acordo com dados do Sebrae, 74% das empreendedoras brasileiras são mães e, segundo a Rede Mulher Empreendedora (RME), 68% começaram a empreender depois de ter filho. Muitas optaram por esse caminho como forma de ter mais tempo com a família.

Conheça as mães empreendedoras que possuem a marca da superação em suas trajetórias:

Após se formar em enfermagem, a potiguar Izabelly Miranda, de 31 anos, decidiu empreender criando com o marido, Etevaldo Miranda, a Cuidare em 2016, em Natal, projeto que começou ainda na faculdade a partir da carência percebida de serviços de cuidadores qualificados e de forma humanizada. A empresa cresceu rapidamente e, após dois anos liderando o mercado local, Izabelly decidiu formatar a franquia da marca e dar oportunidade para outras empreendedoras. Atualmente, as mulheres correspondem a 80% dos postos de liderança da rede. A marca se transformou numa das maiores redes de cuidadores do país, presente em 20 estados e no Distrito Federal, no Brasil, e em Lisboa, Portugal, com mais de 80 unidades, e operações em curso no Canadá e na Argentina. Atualmente, as mulheres correspondem a mais de 70% dos postos de liderança da rede, a maioria formada por mães. Com a pandemia do novo coronavírus e as regras de isolamento social, a procura pelos serviços da rede aumentou em 30%.

Mãe de uma menina de 5 anos e um menino de 2 anos, ela relata que conciliar a maternidade com o dia a dia do negócio exige muita dedicação e tempo, mas empreender possibilita um planejamento maior do seu tempo. “É um desafio, mas consigo me dedicar muito mais aos meus filhos, pois faço os meus horários e consigo flexibilizar muito mais. Não tenho dúvidas que trabalho muito mais, pois preciso dar conta de todas as demandas, porém consigo ser presente em todos os momentos da vida dos meus filhos e tenho certeza que isso é a maior satisfação do meu trabalho. Sou realizada profissionalmente e na maternidade”.

Site: www.cuidarebr.com.br

Fonte: Cartão de Visita