27 jun 2024
O faturamento das franquias do setor de saúde, beleza e bem-
estar está em alta desde 2019, de acordo com dados da ABF
(Associação Brasileira de Franchising).
Em 2023, os ganhos somaram R$ 55,6 bilhões, alta de 17% em relação a
2022, o que representou 23% de toda a área de franquias.
O número de redes também cresceu nos últimos cinco anos. No ano
passado, foi registrado um total de 597 marcas, 37 a mais que no
anterior.
Se antigamente a busca por produtos e tratamentos de beleza era mai
ligada à vaidade, hoje, vai muito além, de acordo com Cláudia Vobeto,
diretora da comissão de saúde, beleza e bem-estar da entidade.
Essa procura está relacionada também à qualidade de vida, ao bem-
estar, à autoestima e ao equilíbrio mental. De olho nesse
comportamento, as redes estão ampliando cada vez mais a gama de
produtos e serviços.
Além disso, segundo Vobeto, o consumidor também busca produtos
sustentáveis. “As pessoas querem produtos livres de parabenos e
cosméticos que sejam sustentáveis na sua fórmula, no seu processo de
produção e que não façam mal aos seres humanos e ao meio
ambiente.”
Os subsegmentos que mais cresceram nos últimos cincos anos entre a
redes associadas à ABF foram o de cuidados pessoais e de cosméticos
perfumaria. O primeiro passou de 63 redes, em 2019, para 90 em 2023
Já o segundo pulou de 30 para 37.
Hoje, o empreendedor encontra franquias que pedem investimento
inicial a partir de R$ 9.000, com rendimento mensal médio de até R$
5.000.
A faixa média de preço, no entanto, varia de R$ 50 mil a R$ 200 mil de
investimento. Para academias, a cifra ultrapassa os R$ 3 milhões. É
preciso lembrar que o rendimento depende de diversos fatores, como
localização.
As redes de farmácias, outro nicho influenciado pelos produtos de
saúde beleza e bem-estar, também cresceram nos últimos cinco anos.
Eram 23 em 2019 e somaram 34 em 2023. A venda de produtos de
higiene, beleza e cosméticos por esse negócios também aumentou.
Segundo o último balanço da Abrafarma (Associação Brasileira das
Redes de Farmácias e Drogarias), de 2023, as vendas desse produtos
tiveram alta de 17,5% no ano, chegando a R$ 29,2 bilhões.
Segundo estimativa da ABF, o setor de beleza deve seguir com altas
acima de dois dígitos pelos próximos anos.