[Folha de São Paulo] Busca por qualidade de vida impulsiona faturamento de franquias de saúde e beleza

27 jun 2024

 

O faturamento das franquias do setor de saúde, beleza e bem-

estar está em alta desde 2019, de acordo com dados da ABF

(Associação Brasileira de Franchising).

Em 2023, os ganhos somaram R$ 55,6 bilhões, alta de 17% em relação a

2022, o que representou 23% de toda a área de franquias.

O número de redes também cresceu nos últimos cinco anos. No ano

passado, foi registrado um total de 597 marcas, 37 a mais que no

anterior.

Se antigamente a busca por produtos e tratamentos de beleza era mai

ligada à vaidade, hoje, vai muito além, de acordo com Cláudia Vobeto,

diretora da comissão de saúde, beleza e bem-estar da entidade.

Essa procura está relacionada também à qualidade de vida, ao bem-

estar, à autoestima e ao equilíbrio mental. De olho nesse

comportamento, as redes estão ampliando cada vez mais a gama de

produtos e serviços.

Além disso, segundo Vobeto, o consumidor também busca produtos

sustentáveis. “As pessoas querem produtos livres de parabenos e

cosméticos que sejam sustentáveis na sua fórmula, no seu processo de

produção e que não façam mal aos seres humanos e ao meio

ambiente.”

Os subsegmentos que mais cresceram nos últimos cincos anos entre a

redes associadas à ABF foram o de cuidados pessoais e de cosméticos

perfumaria. O primeiro passou de 63 redes, em 2019, para 90 em 2023

Já o segundo pulou de 30 para 37.

Hoje, o empreendedor encontra franquias que pedem investimento

inicial a partir de R$ 9.000, com rendimento mensal médio de até R$

5.000.

A faixa média de preço, no entanto, varia de R$ 50 mil a R$ 200 mil de

investimento. Para academias, a cifra ultrapassa os R$ 3 milhões. É

preciso lembrar que o rendimento depende de diversos fatores, como

localização.

As redes de farmácias, outro nicho influenciado pelos produtos de

saúde beleza e bem-estar, também cresceram nos últimos cinco anos.

Eram 23 em 2019 e somaram 34 em 2023. A venda de produtos de

higiene, beleza e cosméticos por esse negócios também aumentou.

Segundo o último balanço da Abrafarma (Associação Brasileira das

Redes de Farmácias e Drogarias), de 2023, as vendas desse produtos

tiveram alta de 17,5% no ano, chegando a R$ 29,2 bilhões.

Segundo estimativa da ABF, o setor de beleza deve seguir com altas

acima de dois dígitos pelos próximos anos.