Médicos, cirurgiões-dentistas, enfermeiros, fisioterapeutas… Não importa a profissão na área da saúde, todos podem encontrar no franchising uma grande oportunidade de ampliar a carreira.
O legal é que há muitas franquias que podem ser ótimas opções de investimento para os profissionais da saúde.
Muitos dentistas, por exemplo, optam por uma franquia de odontologia para ter seu consultório próprio.
Há enfermeiros que investem em franquias de cuidadores e médicos que buscam clínicas populares para começar o negócio próprio.
Isso é uma ótima oportunidade, pois muitas vezes os profissionais da saúde têm um grande conhecimento técnico, mas não sabem como gerir um negócio.
Com a franquia eles têm o apoio para colocar em prática o sonho de ter o próprio consultório, por exemplo.
Dulcimara Menezes, consultora do Sebrae, ressalta os benefícios de investir em uma franquia.
“Podemos destacar dois benefícios de empreender com franchising: a marca, que possui visibilidade do nome no mercado, e o modelo de gestão padronizado, que envolve sistema, divulgação, treinamento, fornecedores, estudo de ponto, produtos e suporte”, explica.
Outra vantagem é ter um negócio em um sistema que traz resultados para seus franqueados.
Para a diretora executiva da ABF, Silvana Buzzi,
“a ABF tem notado que nesta área tem acontecido um “casamento” muito feliz: do conhecimento técnico dos médicos e outros profissionais com o conhecimento de gestão, marketing e atendimento ao público das franquias. O desenvolvimento da marca é outro fator importante que o franchising aporta neste segmento, ajudando muito a atrair clientes”.
Por sinal, o segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar apresentou o melhor resultado do setor em 2020.
Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento faturou R$ 35,276 bilhões, um aumento de 3,1% em relação a 2019.
Mas há também histórias de pessoas que decidiram mudar de segmento totalmente na hora de investir.
Alguns optaram por sair da área e se dedicar integralmente para a franquia, enquanto outros ainda conciliam a carreira com a franquia.
Separamos algumas histórias legais de profissionais da saúde que são franqueados e estão muito felizes com os seus negócios!
Débora Mazoroski, 26 anos, é fisioterapeuta e franqueada da Cuidare – Cuidadores de Pessoas
“Eu já atuava como fisioterapeuta domiciliar, principalmente na área da Geriatria. Durante meus atendimentos na área de Fisioterapia Geriátrica, vi a necessidade de profissionais mais qualificados cuidarem de meus pacientes idosos ou que estavam temporariamente incapacitados.
Notava que as famílias sempre pediam indicações de conhecidos, e os cuidadores vinham despreparados ou então deixavam a família na mão em cima da hora, modificando toda a rotina dos familiares, que muitas vezes não podiam deixar o idoso desassistido. Notei também que as famílias que não possuíam cuidadores, e se revezavam para realizar os cuidados básicos, estavam sempre exaustas e geralmente existiam os atritos entre eles.
Com os cuidados realizados pelos profissionais, as famílias têm a tranquilidade que o assistido terá auxílio a todo tempo necessário.
Além disso, o trabalho do cuidador é muito importante junto a minha profissão, pois quando vou embora da residência do assistido, ele acaba ficando sem estímulo e só retorna as atividades no próximo dia da fisioterapia ou em outras terapias. Com o cuidador tenho a certeza de que ele continuará ativo, algo muito importante para a continuidade do tratamento.
Consigo conciliar a minha carreira de fisioterapeuta com a gestão da franquia graças ao auxílio do meu sócio, dividindo os plantões. Durante os intervalos entre os pacientes, encaixo as visitas domiciliares, e nos dias que não atuo como fisioterapeuta, realizo entrevistas de emprego e demais atividades necessárias para a franquia continuar fluindo.
Acredito que só tenha vantagens, pois ao investir em uma franquia da mesma área que a minha, somaram-se os aprendizados que a franquia me passou com a graduação que escolhi para minha vida. Tento sempre levar os meus conhecimentos para a promoção da saúde e tentar auxiliar os meus assistidos com todas as informações que posso.
A equipe da franqueadora tem dado toda a assistência e auxílio necessários para a empresa, desde dicas sobre escolha do melhor tipo de papel para os nossos materiais, como contrato com funcionários e familiares. Sempre no intuito de oferecer o melhor serviço para quem confia no nosso trabalho.
Gostaria de acrescentar que estou feliz ao realizar a gestão da franquia, não só pelo retorno que me dá, mas pela certeza que consigo levar os cuidados ao domicílio, auxiliar famílias a melhorar os cuidados dos idosos, auxiliar pessoas que tenham sofrido algum acidente ou cirurgia e contam com a gente para uma melhor recuperação e acalentar mães de primeira viagem ou de múltiplos, pois sabemos que não são todas as mulheres que podem contar com o auxílio de pessoas da família, e por isso necessitam de um cuidado mais especializado.”
Para acessar a matéria na integra, clique aqui