Mulheres empreendedoras: conheça as histórias das donas de marcas de sucesso

Lucilaine Lima, fundadora do Instituto Gourmet

“Em 2007, fiquei grávida e em 2008 decidi, com o nascimento dele, para ficar mais próxima, fazer doces por encomenda. Os doces passaram a fazer muito sucesso e com isso, passei a ensinar minhas vizinhas. Meu marido me orientou a alugar uma sala para lecionar e foi assim que surgiu a primeira unidade do Instituto Gourmet.

Me sinto privilegiada por poder compartilhar minha jornada e ao mesmo tempo ajudar pessoas que, como eu, precisam de alguma motivação para empreender. Minha decisão de empreender se tornou um diferencial na minha história e consegui encontrar o meu propósito de conexão com pessoas, transformando a vida de muitas delas e sendo inspiração para a trajetória de cada uma, isso não tem preço!

Para ter sucesso, o essencial é decidir em primeiro lugar, essa coragem de ir em frente, persistir, se dedicar, precisa fomentar a alma empreendedora. O resto é foco e trabalho duro, o primeiro a chegar na empresa e o último a sair por muito tempo, são treinamentos constantes para se tornar o que o ambiente te exige e é claro amar o que você faz, esse é o verdadeiro diferencial.”

 

Joyce Duarte, sócia- fundadora da Terça da Serra

“Eu decidi empreender por uma necessidade pessoal, eu precisava cuidar do meu avô, que tem diagnóstico de Alzheimer e não encontrei nada no mercado que condizia com o que ele precisava, qualidade de vida para o idoso. Com esse projeto, abriu um leque gigantesco de oportunidades e um mundo novo, de conhecimento sobre o mundo do empreendedorismo.

Sai do zero, fui aprendendo tudo aos poucos e hoje estamos com mais de 70 unidades espalhadas pelo Brasil e cuidamos de mais de 700 idosos.

O que achei mais interessante e o melhor, ajudando os amigos a empreender também com as suas franquias mostrando esse mudo de oportunidade do empreendedorismo, muitos deles não eram empreendedores se tornaram empreendedores, e excelentes empreendedores, ao entrar no projeto como franqueados.

Os desafios são muitos, um dos principais é o fato de ser mulher. Ser mulher no Brasil é muito difícil, muito desafiador, mulher sofre muito preconceito, é muito marginalizada e muitas vezes é a última a ser ouvida. Na jornada do Terça da Serra, eu como empreendedora, muitas vezes me vi em reuniões que só tinha homens, reuniões de negociação, de negócios e os homens sempre lideravam a mesa, as mulheres sempre são as últimas a serem ouvidas e nem sempre levadas a sério.

Um dado relevante é que 52% dos trabalhadores no Brasil são mulheres, menos de 30% estão em cargos de chefia, então quem domina ainda é o homem.

É realmente um desafio ser mulher no Brasil, e hoje, me sinto muito, muito honrada e orgulhosa de estar ajudando muitas mulheres a tomar o seu lugar a mesa, como empreendedoras, empresárias e franqueadas. E muitas colaboradoras em cargo de chefia tenho muito orgulho do Terça da Serra porque nele 80% dos colaboradores são mulheres.

o essencial é encarar o desafio de ser mulher no Brasil, não podemos encarar o desafio como uma trava, a mulher precisa se empoderar, precisa tomar o seu lugar a mesa, é desafiador, é, mas o desafio realmente não pode ser uma trava, você tem que se estimular com isso para chegar onde você quer chegar, porque o desafio é diário e o foco tem que ser lá na frente.”

 

Izabelly Miranda, CEO da rede Cuidare Brasil

Após se formar em enfermagem, a potiguar Izabelly Miranda, de 32 anos, decidiu empreender criando a Cuidare em 2016, em Natal, projeto que começou ainda na faculdade a partir de uma carência, percebida por ela, de serviços de cuidadores qualificados e de forma humanizada.

A empresa cresceu rapidamente e, após dois anos liderando o mercado local, Izabelly decidiu formatar a franquia da marca e dar oportunidade para outras mulheres empreendedoras – atualmente, as mulheres correspondem a 80% dos postos de liderança da rede. A marca se transformou numa das maiores redes de cuidadores do país, presente em 20 estados e no Distrito Federal, no Brasil, e em Lisboa, Portugal, com mais de 80 unidades, e operações em curso no Canadá e na Argentina.

“Sinto-me completamente realizada. Ajudar outras mulheres a transformar suas vidas compartilhando a minha vivência do dia a dia é muito gratificante. Na Cuidare, a gente trabalha muito, mas, ao mesmo tempo, conseguimos ter qualidade de vida. Isso é fundamental para nós, mulheres empreendedoras, que nos desdobramos em diferentes realidades. Saber que outras pessoas têm a mesma oportunidade que eu e poder proporcionar isso também me faz acreditar ainda mais no nosso negócio.

Para ser uma franqueadora de sucesso, em primeiro lugar, é preciso gostar de pessoas, trabalhar com muita dedicação e amor. Na hora que isso é colocado em prática, o sucesso vem como uma consequência. O amor é o segredo do negócio.”

 

Luciana Nascimento Silva Cola Sarres, diretora financeira da ATW Delivery Brands, responsável pela N1 Chicken

 

“Decidi empreender e criar junto com os demais sócios o ATW Delivery Brands (iniciando nossa primeira franquia, N1 Chicken) primeiro pelo projeto em si, os envolvidos (sócios) e o desafio de participar mais uma vez de uma Startup, porém desta vez como sócia. Porém, me deparei com muito mais! Ao ser empreendedora a dedicação mesmo muito mais puxada é muito compensadora, tenho mais liberdade para tomar decisões conseguir colocar em prática as ideias que acredito e tenho um pouco de flexibilidade com os horários, que infelizmente, poucas empresas oferecem.

Minha trajetória foi iniciada pela ideia de criar a marca e seus produtos junto aos sócios. Tivemos um longo período de criação, testes e desenvolvimento. A partir daí o empreendedorismo tomou conta do meu dia a dia até quando assumi a Gestão Financeira do grupo.

Quando vejo mulheres à frente das franquias assim como estou da franqueadora, sinto como se um dever estivesse cumprido, é significante e gratificante demais.. E o mais interessante é ver quantas de nós estão à frente e envolvidas nesse projeto! Transformar a vida destas mulheres, é inacreditável!

O sucesso de um negócio vem com inovação, engajamento, senso crítico, muito suor e principalmente atender bem nossos franqueados e colaboradores. O toque feminino faz toda diferença para o sucesso da nossa franquia.”

Fonte: Site da ABF Expo Franchising