Promoção de saúde, prevenir para viver melhor!

MELHOR IDADE E PROMOÇÃO DA SAÚDE

Ter um envelhecimento saudável, com qualidade de vida, depende de vários fatores. Adaptar-se às mudanças que chegam com a idade, com um acompanhamento médico adequado, é fundamental para alcançar essa fase com saúde e extrair o melhor que há nela. Afinal, o corpo passa por um processo natural de envelhecimento, mas isso não quer dizer que a velhice tenha que necessariamente ser sofrida e dolorosa.

 

Realizar tarefas do cotidiano, desde as mais simples como tomar banho e alimentar-se, até as mais complexas como administrar a vida financeira são fundamentais para alcançar uma vida plena. Para isso, o idoso precisa estar saudável, com suas plenas capacidades físicas, mentais e emocionais, a fim de poder cuidar da própria vida e dar sentido para a sua existência.

 

É perfeitamente possível conquistar bem-estar e mais qualidade de vida nessa fase, que é cada vez mais duradoura, com o crescimento da expectativa de vida. Para isso, algumas ações devem ser colocadas em prática.

 

De acordo com o geriatra Dr. Gustavo Rêgo (CRM/RN-4373), para alcançar qualidade de vida, é necessário que haja promoção de saúde ou prevenção de saúde, que consiste em uma avaliação médica visando detectar possíveis riscos e fatores de risco que possam levar a adoecimento. Ainda de acordo com o geriatra, esse procedimento deve ser feito rotineiramente, mesmo na ausência de sintomas, porque essa avaliação leva em consideração a idade, sexo e hábitos de vida, bem como, os riscos devido a histórico familiar individual e conta com condutas/exames que promovem o bem-estar e preza por manter o indivíduo são.

 

Imagem relacionada

QUALIDADE DE VIDA E TERCEIRA IDADE: UMA PARCERIA POSSÍVEL

 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), qualidade de vida é  “a percepção do indivíduo de sua inserção na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações” e envolve o seu bem-estar espiritual, físico, mental, psicológico e emocional.

 

Na terceira idade, para viver uma vida de qualidade, é importante considerar diversos fatores como o bem-estar físico e psicológico, o nível de independência, as relações sociais, o lazer, a religiosidade, entre outros. De modo geral, envelhecer com qualidade significa estar satisfeito com a vida atual e ter expectativas positivas em relação ao futuro.

 

O geriatra Gustavo Rêgo afirma que, além das medidas de prevenção ou promoção de saúde, é preciso ainda associá-la a uma alimentação balanceada, a prática rotineira de atividade física e ao combate a hábitos não saudáveis.

 

Para gozar de uma terceira idade tranquila, é preciso manter hábitos saudáveis e evitar práticas como fumar e beber. Além disso, passar bons momentos ao lado da família e dos amigos é uma excelente forma de manter-se socialmente ativo e engajado. De acordo com o Dr. Gustavo, agindo dessa forma, o idoso minimizará os riscos de aparecimento de doenças e melhorará a qualidade de vida, além de obter um corpo sadio e uma mente sã.

 

Resultado de imagem para gustavo rego